POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

TEMA JULIO FEST - CULTURA ETNICO-RACIAL


Este ano a temática do Julio Fest foi a Cultura Etno-racial. A lei 11.645/2008 altera o texto de lei do artigo 26-A da lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para que se refere o seguinte:

“Art.26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
 
“Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.”

Albert Einstein

*-*-*-*-*-*-*-*-*
“O Brasil da diversidade é ao mesmo, o país da desigualdade. O processo de mestiçagem contribuiu para a diversidade da cultura brasileira. Ainda hoje há quem possa acreditar que nossa mistura étnica tenha promovido uma democracia racial. Não são poucos os autores que já apontaram a questão da falsidade dessa democracia racial, apontando para a existência de um racismo velado, implícito, muitas vezes nas relações sociais. Dessa forma, o discurso da diversidade (em todos os seus aspectos, como em relação a cultura),acaba por encobrir ou sufocar a realidade da desigualdade, tanto do ponto de vista racial como de classe social.
Dessa forma, ao iniciarmos uma leitura sobre a cultura brasileira, possamos ter um senso critico mais aguçado, tentando compreender o processo histórico da formação social do Brasil e seus desdobramentos no presente para além das versões oficiais da história.”

Trechos retirados do texto de Paulo Silvino Ribeiro
Colaborador Brasil Escola
Bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP – Universidade de Campinas
Mestre em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Doutorado em Sociologia pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
Entre na página eventos e aprenda um pouco mais sobre o tema, além é claro de ver as lindas apresentações dos alunos do ensino fundamental I.
Poie Rose Mara 

 

 

 

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

JULIO FEST 2013

 
Sábado dia 23/11/2013 à partir das 9:00 - JULIO FEST 2013 - com apresentações de dança, canto, instrumentos musicais e muito mais. Venha e prestigie mais esse evento.