POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

EVENTOS


JULIO FEST - CULTURA ETNICO-RACIAL
 

 





BRINCADEIRAS INFANTIS (1º A, B e C)
As brincadeiras infantis brasileiras foram influenciadas pelos povos de cultura africana e da cultura indígena.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.
Está apresentação mostrará duas brincadeiras infantis, uma de origem africana e outra de origem indígena.







 
CAPOEIRA (2º A, B e C)
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Com a chegada dos invasores portugueses e a escravização dos povos africanos, esta modalidade de luta foi trazida, através do porto de Benguela, para a América, especialmente para o Brasil, onde se fixou a maior parte dos escravos africanos trazidos à América.
No Brasil, assim como no restante da América , os escravos africanos eram submetidos a um regime de trabalho forçado. Como expressão da revolta contra o tratamento violento a que eram submetidas, os escravos passaram a praticar a luta tradicional do sul de Angola nos terrenos de mata mais rala, conhecidas como “capoeiras” (termo que vem do tupi Kapu’era, que significa “mata que foi” se referindo aos trechos de mata que eram queimadas ou cortadas para abrir terreno para as plantações dos índios).

 
 
 
 
 
 
 
DANÇA CIRCULAR INDIGENA (3º A)
O terceiro ano apresentará a dança circular “Terra meu corpo” que faz referências aos cantos e danças indígenas, celebrando a vida presente na natureza em seus quatro elementos.
Socialmente, estar em roda simboliza esta fraternidade, essa igualdade e a sensação de pertinência em algo que só passa a existir se houver a colaboração de várias pessoas.
O círculo nos traz a sensação de pertencimento, acolhimento, união no centro comum. Estimula seus integrantes a respeitar, aceitar e honrar as diversidades, a viver em paz.









 
DANÇAS TRIBAIS (3º A, C e D)
A dança originou-se na África como parte essencial da vida nas aldeias, ela acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade grupal.
Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança. Os participantes geralmente dançam em filas ou em círculos.
A dança apresentada agora desperta o ritmo e as expressões corporais, que existem dentro de nós, inspirando o corpo e a alma, são onde a música se entrelaça com dinamismo e alegria de viver. Dançadas individualmente, com saltos, figurinos exóticos e ritmos de êxtase, é uma expressão fortíssima de sentimentos artísticos, emocionais e religiosos.


 








 
MACULELÊ (4º A, B e C)
É um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.
O maculelê em sua origem era uma arte marcial aramada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música.




 
 
MOMENTO POÉTICO

Festa realizada todos os anos pelos alunos do ciclo I e II. Esse ano o tema foi Vinicius de Moraes. Várias foram as apresentações entre elas: A foca, O pato, Borboletas, Aquarela, A bicharada, A corujinha e  O vento.















FESTA JUNINA
 
Como sempre nossos alunos arrasaram em suas apresentações. A festa foi um sucesso.
Poie Rose Mara


 
 
 


FESTA DO DIA DAS MÃES
 
A homenagem para as mamães foi um sucesso. O evento estava lotado e todos participaram das atividades propostas. Várias foram as apresentações e homenagens. Parabéns, a todos os envolvidos!
Poie Rose Mara
 




























 
CARNAVAL 2013!
Os alunos do Ensino Fundamental I se divertiram ao som das marchinhas de carnaval. Foi uma festa!!!!! Parabéns a todos pelo empenho.
Poie Rose Mara
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário