POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

sexta-feira, 1 de abril de 2011

1º de Abril - Dia da Mentira

O hábito de brincar com essa data é universal e vem sendo difundido há séculos. A origem das brincadeiras com esse dia é desconhecida, mas existe uma versão de que começou no século 16, com a mudança para o calendário gregoriano, que trocou a comemoração do Ano Novo para 1º de janeiro (antes comemorado entre 25 de março e 1º de abril, o primeiro dia da primavera na Europa). Consta que a troca custou a ser assimilada e quem continuava comemorando na antiga data era chamado de "bobo de abril". Essas pessoas eram vítimas de "trotes" e para elas, em 1º de abril, se contavam as maiores mentiras.
Na Inglaterra, quem "cai em 1º de abril" é chamado de noodle (pateta). Na França, de poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril). Bem, o "Dia da Mentira" certamente é uma história que não começou na nossa cultura, mas nós herdamos...
A Internet tem propiciado que as brincadeiras com a data se perpetuem e existem sites só com o assunto. Com uma simples busca se encontra toda a sorte de cartões próprios para a ocasião.

Curiosidades:

Você conhece o "peixe de abril"?
Na França, quem 'cai' nas brincadeiras do primeiro de abril é chamado de "peixe de abril". As explicações para o apelido são muitas e uma delas é a respeito dos peixinhos que aparecem em grande quantidade nos meses de abril, quando é início da primavera na França. São tantos peixes que fica fácil pegá-los com anzol. Então, as pessoas que são 'fáceis de pegar' no dia primeiro ficaram famosas por serem os peixes de abril.

Fonte: IBGE
Retirado do site http://www.criancagenial.blogspot.com/

9 comentários:

  1. OLA PROFESSORA ROSE, EU ACHEI A HISTORIA DO DIA 1 DE ABRIL O DIA DA MENTIRA FOI MUITO FECHEL,LEGAL E ELEGANTE.

    ResponderExcluir
  2. Pro adoreiii...

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto ñ goste de mentir .Só q eu gosto desse dia

    ResponderExcluir
  4. eu ñ gosto do dia da mentira pq se eu ficar mentindo ninguem vai acreditar qdo falar a verdade

    ResponderExcluir
  5. RODRIGO 5°B SALA 97 de abril de 2011 às 15:40

    PRO ROSE 1°DIA DA MINTIRA E RUIM PORQUE AS PESSOAS FICAR MINTINO PARA AS OUTRAS E CHATO VOCE FICAR MINTINDO MAS E LEGAL MAS NAO PODE MITIRINHA

    ResponderExcluir
  6. pro Rose adoreiii.mas eu nao gosto de mentir e tambem pq se eu ficar mentindo ninguem vai acreditar no que eu falar.

    ResponderExcluir
  7. GABRIEL ROBERTO 5°A10 de abril de 2011 às 09:19

    Gostei legal mas não tão legal mentira eu posso falar mas ninguém tem noção do que isto pode causar.Gabriel da 5°A

    ResponderExcluir
  8. Maribel rocha 5b sala 911 de abril de 2011 às 16:21

    MARIBEL ROCHA SANTAMARIA 5B SALA 9:PRO rose eu nao gosto de mentir muito de vez em quando faso pegadinhas com minha familia, mais faso muiiiitas mentiras com meu irmaos e minha irma. Mais 1 abril,e muito legal mas não posso fazer muitas mentiras, tambem se não vam mais acreditar em mim.

    ResponderExcluir
  9. PROFESSORA NA VERDADE ISSO NÃO É CERTO POIS SE AGENTE SEMPRE mentirmos no dia 1 de abril e fora desse dia nunca iram acreditar na gente quando falarmaos a verdade pois a senhora sabe que muita gente mente fora ndesse dia né!!!!!

    ResponderExcluir