POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

segunda-feira, 6 de junho de 2011

05/06 - DIA DO MEIO AMBIENTE

A Terra pede socorro. O que você tem feito para ajudá-la? Vamos ler a carta abaixo e refletir sobre o assunto.
Prô Rose


CARTA AO INQUILINO

Senhor morador,
Gostararíamos de informar que o contrato de aluguel que acordamos há bilhões de anos atrás está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:

1- Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto.
2- Antes eu fornecia água em abundância, hoje não disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o uso.
3- Por que alguns na casa comem o suficiente e outros estão morrendo de fome, se o quintal é tão grande? Se cuidar da terra vai ter alimento para todos!
4- Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilibrio. O sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantar novamente.
5- Todos os bichos e as plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e não os encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam...
6- Precisam verificar que cores estranhas estão no céu! Não vejo o azul!
7- Por falar em lixo, que sujeira, hein??? Encontrei objetos estranhos pelo caminho! Isopor, pneus, plásticos...
8- Não vi os peixes que moram nos rios e lagos. Vocês pescaram todos? Onde estão?

Bom, é hora de conversarmos. preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato?
Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite.
Você pode mudar?
Aguardo a resposta e atitudes.

Sua casa - A TERRA



55 comentários:

  1. Que devemos cuidar do planeta,não jogar lixo na rua,colocar o lixo na rua antes do lixeiro passar,não jogar comida fora,limpar o ambiente.

    ResponderExcluir
  2. gabriel roberto 5ªA16 de junho de 2011 às 10:06

    SIM,eu concordo com essa carta porque estes moradores estão fazendo coisas que não devião fazer.Eu estou ajudando com reciclagem,não jogando lixo no chão[ou solo]plantando etc...

    ResponderExcluir
  3. Eu esto agudando a reciclar nas lixeras certas como pape no papel,metal no metal,etc eu tambem to limpando a rua eu nAo jogando lixo na rua a natureza precisa de nós agora
    vamo aguda a natureza ela precisa de nós agora

    ResponderExcluir
  4. Reciclar o lixo,ajudar a preservar o meio ambiente,recolher as fezes dos animais,não gastar muita agua,economizar energia,não jogar lixo na floresta e sempre recolher o lixo que você jogou.

    ResponderExcluir
  5. Nao jogar lixo na rua. e nao jogar comida fora por que fais mal para o meio anbiente,nao jogar plastico por que demora para de desorve

    ResponderExcluir
  6. Eu e meu parceiro,estamos fazendo o possível para cuidar do nosso planeta.ex;não jogar lixo enturno,não devemos jogar lixo entre as ruas porquê pode intupi os buieiros.
    esse é o nossa funsão

    ResponderExcluir
  7. Eu e minha familia ajudandavao planeta, minha mae e meu padastro reciclavam o lixo, mais agora eles nao reciclam mais,agora eles nao recicla mais poque eles estaos trabalhão demais mais , voltar ao passado para ajudar o planeta mais como nao da para voltar ao passado , eu fico com muita raiva quando as pessoas jogam lixo no chão, cortão arvores etc de coisas ruim , mais eu faço o melhor possivel pra ajudar o planeta me desculpe planeta TERRA ☺

    ResponderExcluir
  8. maryana fernandes 5ªa16 de junho de 2011 às 10:11

    Eu não ou jogando lixo nas ruas,nem nos rios,as arvores não devia de ser cortada cada vez ma o ar vai poluir,carros tem que ter menas poluiçao.
    Porque cada vez mas vai poluir o mundo.E agente devia de andar menos de carro e mas de bicicleta.

    ResponderExcluir
  9. EU E MINHA FAMILIA AJUDAMOS AS PESSOAS DA RUA QUE CATAN LIXO A RECICLAR NO .DIA DO LIXO ELES SENPRE PASSAN LA EM CASA PARA PEGAR ELES SENPRE AGRADESSEN A GENTE. ADORO IR NO ZOLOGICO LA TANBEN TEN OS LIXOS RECICLAVES PARA JOGAR O LIXO .

    ResponderExcluir
  10. estamos plantando estamos colocando cada lixo na sua lixeira e não no rio e na rua andando mais de bicicleta para não poluir o ar não comer no carro e jogar o papel pelo carro e não jogar comida fora e reciclano

    ResponderExcluir
  11. Euesto resiclano com ocento comunitario eu asistir um filme chamado Lixo Estraodinario que oscatadores do lichão tinham vergonhadetrabalhar lá mas um moso brasileiro mas que tava em Londres ele veio ao Brasil para fala a enportansiadeles para o planeta

    ResponderExcluir
  12. NÃO DE DEVERIA ANDAR DE MUITO CARRO. E ANDAR DE BICICLETA E JOGAR LIXO NO LIXO NÃO NO MEIO DA RUA NOS RIOS,PORQUE TEM QUE A JUDAR O PLANETA. SIM NÃO O NOSSO PLANETA VAI FICAR MUITO POLUIDO, E DEPOIS AGENTE NÃO VAI CONCIGUIR RESPIRAR.

    ResponderExcluir
  13. Estou gastando menos energia cortando o meu tempo de video game,Venho para a escola andando ao enves de vir de carro, assisto menos tv e estudo e diminui meu tempo de banho.
    Ao enves de ficar em casa saio e gasto menos energia.

    ResponderExcluir
  14. Eu ajudaria a natureza reciclando,e não jogaria lixo no chão.Se voce jogar uma folha no chão estara jogando uma arvore fora

    ResponderExcluir
  15. eu não estou desperdissando ãgua e nem papel nas escolas que estudamos e nao jogar lixo nas ruas setamos pratanado nos pargues que brincamos e nao vamos poluir nosso mundo. vamos agudar nosso mundo

    ResponderExcluir
  16. eu posso a fazer o possível pala a natureja,ex;não jogar lixo enturno,não jogar lixo nas ruas,não jogar comida fora porque faz malo para o meio ambiente
    esse é o meu acordo

    ResponderExcluir
  17. eu nao poso jogar lixo na rua por que polui o meio anbiente.e nao pode jogar peneu porque demora para desorver.

    ResponderExcluir
  18. Eu e minha familia ajudamos a reciclar papel no lixo do papel e vidro no lixo do vidro plastico no lixo do plastico e lixo organico que os lixeiros passam em rua por rua para pegar lixo organico assim quajudar os e eu ajudo o planeta e minha familia eu adoro ajudar o meio anbiente ele é muito inportate para min e para os outras pessoas do nosso palneta terrra.

    ResponderExcluir
  19. Eu estou ajudando a natureza a reviver por que ela é muito inportante para todo o planeta,
    não podemos jogar lixo pela rua tipo: papeis de bala,sacolas plastícas e etc.Por que se nós não ajudarmos a natureza nóso planeta ficara muito seco etc

    ResponderExcluir
  20. Eu tou gostando de resicla porque eu quero audar o noso planeta porque eu morro nele eu quero que meus filho[a] cresam em um planeta linpo

    ResponderExcluir
  21. que devemos cui8dar do planeta,não jogar lixo na rua,colocaro lixo na rua antes do lixeiro
    esse ó o meu exemplo

    ResponderExcluir
  22. eu ajudo a reciclar e jogar lixo no lugar serto e não na rua não deixo os aparelho ligado sem estar usando gosto de duar livros para a bliblioteca.

    ResponderExcluir
  23. Eu uso lampada fluorecente que não deixa energia sobrar assim gasto menos energia, no meu quintal tem um jardim, e as plantas ajudam na fotossintesi.

    ResponderExcluir
  24. não gonhar lixo não fazer fogera nas ruas e não gonhar lixo nos bueros para nanter o planeta linpo e separar os lixos eu posso fazer o imposilvel quen quer o planeta linpo deverenos cuidar o nosso planeta.vanos linpar o nosso planeta.

    ResponderExcluir
  25. EU NÃO JOGO LIXO NA RUA E EU SEPRO LIXO DE RESICLAGEN. E ANDO DE BICICLETA E EU ASISTO MENOS TV NA MINHA CASA E DESENHO MAIS E USO OS DOIS LADO DA FOLHA.

    ResponderExcluir
  26. NA MINHA FAMILIA QUA ZE TODO MUNDO RESPEITA OMEIO ANBIENTE.SE TODO MUNDO RESPEITASSE,O PLANETA NOS NÃO IA FICAR COM AR SUJO.EU JOGO O LIXO NO LIXO.EU JAVI AS PESSOAS JOGO NO O LIXO NO RIO.

    ResponderExcluir
  27. Matheus Augusto 5ªB16 de junho de 2011 às 10:41

    Separei o lixo reciclavel, plantei uma árvore e não gasto muita água quando escovo os dentes

    ResponderExcluir
  28. GUSTAVOH L BORGES 5ªB16 de junho de 2011 às 10:42

    NADA, MAS VOU COMECAR A AJUDA

    ResponderExcluir
  29. Rafael A.M E Danilo S.L. 5 B16 de junho de 2011 às 10:43

    Nada,mas vou começar a ajudar a TERRA

    ResponderExcluir
  30. Ana beatriz de cassia 5ªB16 de junho de 2011 às 10:44

    Quando escovo os dentes,desligo a torneira,levo o lixo para fora,lavo a loça nao deixo a torneira aberta.

    ResponderExcluir
  31. Não jogo o lixo na rua jogo o lixo no lixo reciclo pois tem coisas que nós podemos reutilizar ajudando o meio ambiente

    ResponderExcluir
  32. Eu também gostaria de continuar morando em você!
    Para te ajudar, irei parar de jogar lixo na rua, sempre que eu ver alguém jogando lixo na rua fora da hora em que o lixeiro, irei falar para pessoa não fazer mais isso...

    ResponderExcluir
  33. João Victor Pereira de Souza 5B16 de junho de 2011 às 10:45

    Quando vou lavar a loça eu sempre esfrego tudo e depois enxaguo,eu não deiexo aberto gstando água.

    ResponderExcluir
  34. Ana Beatriz Lopes 5º B16 de junho de 2011 às 10:47

    Eu respeito o meio ambiente, mas não adianta só 1 pessoa para mudar o planeta, um dia eu estava passeando e na volta encontrei uma garrafa na calsada não pensei 2 vezes e já peguei ela e joguei no lixo , queria que as pessoas fizessem o mesmo e que não jogassem lixo na rua que jogassem nos lixos recicláveis ou em casa.

    ResponderExcluir
  35. Matheus da silva goncalves 5-B pro-ROSE16 de junho de 2011 às 10:48

    EU nunca joguei lixo nos rios e nas ruas eu nao gasto muita agua e nem luz.EU nao jogo lixo nos rios porque se nao da enchentes.

    ResponderExcluir
  36. Eu ajudo o planeta tentando linpar o cingapura
    porque aspesouas dela joga lixo narrua eno buero.

    ResponderExcluir
  37. Não jogo o lixo na rua, não fazer fogueira para não poluir o ambiente.

    ResponderExcluir
  38. Eu,quando vejo meus amigos e minha família jogando lixo na rua eu fasso eles pegarem e jogar em algum lixo ou colocar no bolso e jogar quando chegar em casa, eu tambem fasso isso deixo no meu bolso e quando chegar em casa eu jogo.
    Eu acho q todos devem fazer isso para o planeta ficar melhor.
    Tambem economizar água e luz ,andar mais de bicicleta do que de carro isso ira ajudar muito o nosso planeta.

    ResponderExcluir
  39. Para mim ajudar o planta eu e minha familia nao jogariamos lixo na rua,no rio etc.Eu tambem nao cortaria arvores,pelo contrario so plantaria.jogaria lixo so no lixo,eu nao gastava muita agua para tomar banho,escovaro o dente,lavar a louça,fazer comida etc.

    ResponderExcluir
  40. No meu bairro muitos moradores jogam lixo no rio.
    muitos não respeitam o horário de coleta de lixoeu acho que todos deveriam respeitar o meio ambiente agradece

    ResponderExcluir
  41. Maribel 5b prof Rose16 de junho de 2011 às 10:51

    Tenho feitos muitas coisa legais,como cuidar as plantas, e jogar o lixo todos dias fora.Temos que cuidar da natureza e dos rios.

    ResponderExcluir
  42. Sim, eu ajudo o meio ambiente (mais cada um tem que fazer a sua parte)

    ResponderExcluir
  43. Larissa Marques♥ 5ªB16 de junho de 2011 às 10:51

    Sim eu ajudo o meio ambiente eu fasso minha parte eu não coloco o lixo na rua antes do caminhão passar, quando eu lavo a louça eu não dexo a torneira aberta e quando eu tomo banho quando eu vou passa sabonete eu fecho o chuveiro.

    ResponderExcluir
  44. Eu e minha familha ajudamos O PLANETA TERRA a não jogarem lixo na rua e a economiza agua ; tambem na praça estava suja e nos limpamos e platamos varias platas.

    ResponderExcluir
  45. Renato de Paula 5-B Pro- Rose16 de junho de 2011 às 10:53

    Eu separo o lixo todos os dias e nao jogo muito lixo na rua e nao jogo lixo nos rios e nao gasto muita energia.

    ResponderExcluir
  46. Nada,mas vou coçar a ajudar nossa TERRA,não vou jogar mas lixo na rua.

    ResponderExcluir
  47. Eu ajudo o Meio Ambiente não jogando lixo nas ruas,andando mais de bicicleta,economizando água e luz.

    ResponderExcluir
  48. LOHANNA FERREIRA TEIXEIRA16 de junho de 2011 às 10:55

    Eu nao jogo lixo no chao eu ajudo o planeta TERRA.

    ResponderExcluir
  49. No meu bairro eles jogo lixo no rio,na rua nao passa caminhao de lixo quando eu vou escovar os dentes eu nao jogo muita agua fora

    ResponderExcluir
  50. Victória Silva ♥ 5ªB16 de junho de 2011 às 10:57

    Eu quando lavo a louça economizo a água, e quando o caminhão de lixo passa eu jogo o lixo nunca jogo antes.Eu cuido do planeta e todos deveria fazer isso.

    ResponderExcluir
  51. Eu também vou fazer algo para ajudar a Terra que moramos por exemplo: parar de jogar lixo na rua, não demorar no banho, não gastar muita luz, quando for escovar os dentes não demorar para economizar água é só isso por enquanto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  52. Eu ajudo o mrio anbiente a nao jogar lixo na rua e quando andamos de carro temos que levar uma sacola dentro do carro temos tambem que ajuda a reciclar e nao demorarmos no banho porque se trabalharmos juntos o mundo pode melhorar.

    ResponderExcluir
  53. Eu nao jogo lixo no chao eu ajudo o planeta TERRA

    ResponderExcluir
  54. eu faço para ajudar a terra reciclando e não quebrar os galhos de arvore, não jogando lixo na rua,e não polui o ambiente,não joga lixo nos rios e tambem não ficar com ar sujo.
    e eu coloco o lixo na rua uma 1 hora antes do lixeiro passar
    eu e minha familia colocamos papel no lugar do papel e vidro no lugar do vidro plastico no lugar do plastico e lixo organico que os lixeiros passam para pegar o lixo em rua em rua e no meio ambiente.

    ResponderExcluir
  55. Eu jogo o lixo no lixo para ajudar o meio ambiente
    mas utimamente não está resolvendo muito por que tem pessoas que não ajudam a melhorar o meio ambiente jogando lixo na rua nos esgotos,rios e etc e não vai adiantar nos ajudar sem antes ajudar o meio ambiente por isso todos devem ajudar o meio ambiente e depois nos ajudarmos cuidando da nossa casa e da nossa escola.

    ResponderExcluir